Quais os objetivos de fazer uma avaliação nos brinquedos de Playgrounds para elaborar laudos técnicos e emitir A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica)?
Inicialmente é importante ressaltar que o principal objetivo de ter um playground periodicamente vistoriado é garantir a segurança dos brinquedos para as crianças! Através de uma avaliação criteriosa, são identificados possíveis desgastes nas peças que compõe o playground e que podem colocar em risco a segurança das crianças, que são as usuárias desse espaço.
No laudo técnico, o Engenheiro Mecânico responsável irá avaliar riscos estruturais, desgaste dos materiais e falhas mecânicas que possam comprometer a segurança. Além disso, garantirá a conformidade do estabelecimento com as normas e regulamentações, melhorando a imagem da sua empresa perante os clientes, garantindo eligibilidade perante às seguradoras, evitando prejuízos com multas ou processos judiciais, por exemplo.
O laudo técnico é um documento frequentemente exigido para obter ou renovar a licença de funcionamento do playground. Em caso de acidentes, o laudo técnico pode ser utilizado como prova da segurança ou não do playground, influenciando a responsabilidade civil do proprietário ou responsável.
Além disso, há uma necessidade legal para que os laudos de playground sejam renovados a cada 6 meses, evitando prejuízos com multas ou até mesmo eventuais processos judiciais em caso de acidente por negligência da correta manutenção e avaliação dos brinquedos.
As seguradoras também exigem esse documento, que atesta as conformidades com as normas técnicas e as leis vigentes. É através da inspeção nos playgrounds que o Engenheiro Mecânico avalia os riscos e identifica possíveis problemas de segurança dos brinquedos, contribuindo para a prevenção de acidentes e possíveis indenizações.
Com relação à parte estrutural dos brinquedos, na vistoria técnica serão avaliados aspectos importantes, de acordo com o tipo do brinquedo e o material que foi desenvolvido: madeira, plástico, fibras e resinas, metais, cordas, cabos de aço, borracha, tecidos, contaminações biológicas (fungos, cupins, cogumelos), etc.
O laudo técnico pode incluir recomendações para manutenção periódica, substituição de peças nos brinquedos e aprovação das condições de uso. No caso de identificação de falhas, poderá ser proposta uma solução para corrigir eventuais problemas e melhorar a segurança.
Quando o laudo for aprovado, o engenheiro mecânico poderá fazer a emissão da A.R.T. (anotação de responsabilidade técnica) comprovando que a inspeção foi realizada de forma técnica e profissional, garantindo respaldo jurídico em caso de incidentes.
Quais são as empresas que necessitam o serviço de laudos para Playground?
– Buffet Infantil
– Escolas privadas e públicas
– Condomínios
– Shopping Centers
– Restaurantes que possuem espaço kids
– Hotéis que possuem playgrounds
– Parques de diversão
– Empresas de locação de brinquedos
Periodicidade da renovação do laudo técnico e nova emissão de A.R.T.
De acordo com a Norma ABNT 16071 (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece diretrizes para a segurança em playgrounds, indica que o laudo técnico seja atualizado semestralmente.
Se o seu estabelecimento possui um playground, solicite uma vistoria e o laudo técnico, para aumentar a segurança das crianças.
Entre em contato conosco para elaborarmos um orçamento.